Peixe Chupa Pedra – Dos Riachos Para O Aquarismo

O peixe chupa pedra, ou cascudo, como é conhecido em algumas regiões do Brasil, vem ganhando cada vez mais seu espaço no aquarismo.

Facilmente encontrado em Riachos, em algumas regiões do Brasil, o peixe ganha destaque pelo seu comportamento amistoso, e, principalmente, pela sua função de ‘limpa vidro’.

O que muita gente não sabe, é que existem várias subespécies do Chupa Pedra, e que também são atribuídos a eles muitos nomes, como  vermelho, gibão, acari-rabo-de-foguete, cascudo-miúdo, cascudo-loro e acari-acari.

Vamos agora entender um pouco mais sobre as características do peixe, a forma de reprodução, alimentação, etc.

Características do Peixe Chupa Pedra

O Cascudo costuma ser um peixe dócil, que habita em riachos, rios e lagos e se alimenta de algas e outros materiais orgânicos encontrados nesse habitat.

Para algumas subespécies, como é o caso do Chupa Pedra Areal, sua respiração é pulmonada, ou seja, ele precisa ir até a superfície para respirar.

Entretanto, já outras, como o Chupa Pedra Pepita de Ouro retira o oxigênio da própria água para respirar. Sua reprodução é ovípara, a fêmea deposita os ovos em uma Pedra e o macho os fertiliza. Juntos cuidam do ninho por uma semana, até a eclosão dos ovos.

Utilizando um tronco ou uma telha, os aquaristas reproduzem o chupa pedra em cativeiro.

Alimentação do Cascudo

Apesar de o Peixe Chupa Pedra ser conhecido pela sua habilidade de limpar o aquário, ele também precisa de ração específica para viver saudável e feliz.

Você pode encontrar para seu chupa pedra  rações adequadas em lojas especializadas.

Além disso, observe se a subespécie que você adquiriu é herbívora ou carnívora, para realizar a aquisição adequada.

Vale a Pena Criar um Cascudo em meu aquário?

peixe-cascudo-chupa-pedra-aquario-rio-riacho-pescaria-culinaria-betta-plati-acara-agua-doce-facil-de-cuidar-ventosa-limpa-vidro-areia

Apesar de o Peixe Chupa Pedra ser um exemplar fácil de criar, é preciso que você tome alguns cuidados antes de incluí-lo em seu aquário.

De forma geral, os peixes de couro não se dão muito bem com a salinidade na água. Neste caso, se você utiliza cloreto de sódio no seu aquário, é importante ficar atento aos níveis confortáveis para o Cascudo.

Além disso, os parâmetros da água também podem ser um pouco diferentes de algumas outras espécies pacíficas.

Um aviso importante é: Não coloque seus chupa pedras junto dos kinguios, os fatores de Ph e dureza da agua são diferentes.

Outro fator importante que devemos observar é o tamanho do peixe para o tamanho do aquário.

Por isso, muitas vezes os chupa pedras são vendidos filhotes em lojas de aquarismo, porém, algumas espécies podem chegar a 40 Centímetros de comprimento, o que inviabiliza que sejam criados em aquários menores que 100 litros.

Por fim, com estas informações e dicas, você se sairá muito bem na hora de escolher seu cascudo e cuidar dele, proporcionando conforto e felicidade.