20 Curiosidades Sobre Peixes de Aquário Que Você Não Sabia

O aquarismo é um Hobbie que vem se popularizando cada vez mais entre as pessoas, o que gera muitas curiosidades sobre peixes de aquário.

Antes, os peixes eram colocados em aquários e, para muitos, só bastava alimenta-los.

Entretanto, cada vez mais pessoas estão buscando se aprofundar nesse movimento tão complexo, e, ao mesmo tempo prazeroso, que é cuidar desses animais tão diversos.

Conheça agora 20 curiosidades sobre peixes de aquário!

1 – No mundo, existem mais de 30.000 espécies de peixes ornamentais.

2 – Os peixes mais populares são o Betta, peixe dourado(kinguio), peixe palhaço e Guppy.

3 – O peixinho dourado pode viver mais de 10 anos e chegar a 40 centímetros de comprimento.

4 – A temperatura ideal da água para a maioria dos peixes é entre 24º e 26ºC.

5 – Algumas espécies de peixe, como as espadas-sangue e os platis, costumam saltar para fora da água, por isso é importante manter o aquário tampado.

6 – Os peixes tem memória curta e acontece de não lembrarem de seus donos em um pequeno espaço de tempo.

7 – Os peixes-palhaço e algumas outras espécies de peixe são hermafroditas, ou seja, podem mudar de sexo ao longo da sua vida.

8 – Os peixes possuem um olfato aguçado, o que proporciona a eles detectar comida de uma longa distância.

9 – A maior espécie de peixe de aquário pode chegar a 3 metros de comprimento. O peixe-gato gigante é realmente muito grande!

10 – O peixe betta, o lutador siamês e outras espécies são conhecidas por sua agressividade, e podem ferir outros integrantes do aquário.

11 – Cada espécie de peixe pode ter um ou mais tipos de respiração. Ou através das branquias, ou extraindo o oxigênio diretamente da água ou do ar.

12 – A coloração dos peixes ornamentais existem principalmente como uma forma de defesa. As cores intensas passam para o predador um sinal de que possuem veneno.

13 – Os ciclídeos e outras espécies de peixe cuidam dos seus filhotes até que eles possam se alimentar sozinhos.

14 – O tubarão-bala cresce muito rápido, cerca de 10 centímetros a cada 6 meses, por esse motivo acabam morrendo por falta de um aquário adequado, quando negligenciado por seus donos.

15 – De forma geral, os peixes tem uma visão muito boa, inclusive em cores, o que lhes permite encontrar comida mais facilmente, e se comunicar com outros peixes.

16 – Para que o peixe viva saudável, e com uma boa aparência, é necessário ter uma dieta variada, que vai além da ração oferecida. Alimentos vivos e congelados são uma boa opção para eles.

17 – Os peixes-borboleta, dentre outras espécies, são conhecidos por formar pares monogâmicos, e ficar a vida toda juntos.

18 – Alguns peixes de aquário, como a arraia, possuem um formato diferenciado, o que permite que se camuflem no aquário.

19 – Os peixes de aquário, por maiores que sejam, são muito sensíveis a mudanças na temperatura e parâmetros da água. Por isso, é importante ter muito cuidado com o habitat onde eles vivem.

20 – Os peixes de aquário tem diferentes personalidades, alguns vem a ser mais sociáveis, e interagem de forma mais ativa com seus criadores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima